Painel de Programas Internacionais
1. Descrição
O painel de Programas Internacionais tem como finalidade consolidar e disponibilizar informações estratégicas sobre o ingresso de estudantes estrangeiros nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio de programas institucionais específicos. Busca-se oferecer uma visão abrangente e confiável da participação internacional na graduação da UFMS, possibilitando o acompanhamento da evolução desses programas e subsidiando a formulação, o monitoramento e a avaliação de ações voltadas ao fortalecimento da internacionalização acadêmica.
Formas de Apresentação2. Visão geral dos filtros e indicadores do painel
2.1. Campo de filtro dedicado
O painel de Acordos Internacionais é composto por cinco campos de filtragem, cada um com sua respectiva definição, a saber:
-
Ano de Ingresso: possibilita selecionar o ano de ingresso dos estudantes estrangeiros nos programas institucionais da UFMS.
-
Tipo de Programa: permite filtrar os estudantes de acordo com o programa institucional de ingresso ao qual estão vinculados.
-
País de Origem do Estudante: possibilita selecionar os estudantes conforme sua nacionalidade ou país de origem.
-
Unidade UFMS Responsável: permite filtrar as informações de acordo com a Unidade da UFMS responsável pela vinculação acadêmica do estudante estrangeiro.
-
Curso de Graduação do Estudante Estrangeiro: possibilita a seleção dos dados a partir do curso em que o estudante estrangeiro está matriculado.
2.2. Botões de Auxílio
- Dicionário de Dados: oferece descrições e definições dos campos ou variáveis, detalhes de como os indicadores são calculados, quais métricas são utilizadas e a lógica por trás dos filtros aplicados, presentes no conjunto de dados.
- Limpar Filtro: permite remover todos os filtros aplicados em um gráfico ou dashboard, retornando os dados à sua visão original.
2.3. Indicadores
O painel de programas internacionais é composto por oito indicadores, cada um com sua respectiva definição, a saber:
- Países Parceiros: mapa geográfico que apresenta os países com os quais a UFMS mantém acordos de cooperação internacional.
3. Exportação de dados
Os dados de cada indicador ou gráfico podem ser exportados nos formatos CSV, CSV (Excel) e Planilhas Google. Para realizar essa operação, o usuário deverá clicar com o botão direito do mouse na tabela desejada e selecionar a opção "Exportar".