Como preencher a Descrição do Projeto

Procedimento para DINTEC e suas secretarias

A descrição do projeto vem com 4 tópicos pré-definidos:
1. Objetivo do projeto.
2. Anexos importantes.
3. Manuais para uso do sistema de gestão de projetos.
4. Informações gerais sobre a situação do projeto.

Caso considere necessário, o usuário tem a possibilidade de criar tópicos adicionais para proporcionar uma melhor compreensão do projeto.

1. Objetivo do projeto:

O objetivo de um projeto é uma declaração clara e concisa que define o propósito e os resultados desejados do projeto. Ele serve como uma orientação para todos os membros da equipe e partes interessadas, garantindo que todos entendam a meta comum e os critérios de sucesso. O objetivo do projeto deve ser:

1. Específico: Detalhar exatamente o que o projeto pretende alcançar.
  2. Atingível: Ser realista e possível de alcançar com os recursos disponíveis.
  3. Relevante: Alinhar-se com as metas estratégicas da organização ou com a resolução de um problema específico.
  4. Temporal: Ter um prazo claro para a conclusão.

Exemplo:

Implantar um sistema de monitoramento de inventário que organize adequadamente os patrimônios da instituição, permitindo um controle preciso e atualizado dos bens. O prazo de implantação é de um a dois meses, visando melhorar a gestão dos ativos da instituição, reduzindo perdas e otimizando a utilização dos recursos

2. Anexos importantes:

Os anexos importantes são recursos que ajudam na consulta, compreensão, implantação e gerenciamento do projeto. Eles podem incluir links para documentos, manuais, materiais de referência e outras informações relevantes que oferecem suporte ao projeto.

Exemplos:

3. Manuais para uso do sistema de gestão de projetos:

Este item não precisa ser preenchido, ele apenas direciona para manuais que auxiliam no uso do sistema. Exemplo:

4. Informações gerais sobre a situação do projeto:

AVISO: Para projetos que estão agendados, antes de retomar a execução, é imprescindível atualizar as informações gerais sobre a situação do projeto.

Inicialmente, este tópico não necessita de preenchimento. Ele é destinado ao entendimento de situações futuras e específicas relacionadas ao andamento do projeto, como, por exemplo, o motivo do projeto estar fora de execução. Exemplos de preenchimento:

• Responsável técnico de férias, projeto temporariamente suspenso, retorno em XXX.
  • Aguardando janela para execução. Atualmente previsto para XXX.
  • Projeto cancelado, devido ao problema XXX torna-se inviável a implantação.

Após terminar o preenchimento da "DESCRIÇÃO DO PROJETO", não esqueça de concluir o pacote de trabalho "Preencher a descrição do projeto", disponível na fase de "Planejamento":

image.png

<< página anterior