Ir para o conteúdo principal

Cadastro de atividades

Como cadastrar atividades através da interface do sistema.

Passo a passo no sistema

ATENÇÃO!

Para executar este passo a passo, é necessário estar com o perfil de chefia/gestor habilitado.
Para consultar como habilitar o perfil, clique aqui.

A orientação é que antes do cadastro as atividades precisam estar publicadas.
Em caso de dúvidas não relacionadas ao uso do sistema, entre em contato com a PROGEP.

Na página inicial, clique nas 3 barrinhas no canto superior.

image.png

Acesse a opção “Todas as atividades”.

image.png

Clique no botão “Cadastrar atividade”.

image.png

A atividade deverá ser cadastrada exatamente como consta em sua publicação, com a definição das entregas esperadas, faixa de complexidade (parâmetros A, B, C, D, etc), tempo de execução em regime presencial e em teletrabalho.
Preencha todos os campos e clique em “Salvar”.

Pronto, a atividade está cadastrada. Repita o passo a passo para cada atividade a ser cadastrada.

image.png


Guia dos campos a serem preenchidos.

Leia atentamente a definição de cada campo antes do preenchimento, é fundamental não se deixar enganar apenas pelos nomes dos campos, pois isso pode levar a erros.

Você pode utilizar um contador de caracteres para facilitar a criação de atividades de acordo com o limite de caracteres de cada campo. Exemplo aqui.

Os campos de cadastro não permitem quebra de linha.

  • Título: Uma descrição concisa e intuitiva, com até 250 caracteres, que resuma as entregas esperadas da atividade.
    Exemplo: "RTR/AGETIC/DINTEC - 8h (presencial) - Gerir demandas administrativas, gestão/liderança de pessoas, tomada de decisões, planejamento estratégico, administração de recursos da lotação, avaliação e melhorias do setor, registro diário no sistema do PGD."

  • Faixa de complexidade: Classificação do grau de complexidade da atividade, conforme os parâmetros adotados pela unidade, o parâmetro adotado para todas as atividades da unidade devem ser os mesmos. A classificação deve ser feita utilizando letras maiúsculas. Exemplos: A, B, C, D, etc.  

  • Parâmetros para definição da faixa de complexidade: Explicação dos parâmetros utilizados pela unidade para classificação da atividade no campo "Faixa de complexidade". A descrição deve ser concisa e conter no máximo 200 caracteres.
    Exemplo: "Conforme o tempo necessário para a execução: sem entregas esperadas ou de até 1,9h classificadas como A; 2h-2,9h como B; 3h-3,9h como C, 4h-4,9h como D; e assim sucessivamente."

  • Forma de cálculo do tempo: 

    O campo “Forma de cálculo do tempo” disponibiliza duas opções para a organização das atividades:

    1. Por atividade: esta opção estabelece um tempo fixo para cada atividade, permitindo que seja concluída em um único dia ou de forma fracionada, conforme necessário. Esta modalidade possibilita a inclusão de uma descrição da entrega e considerações finais sobre a conclusão.
    2. Alocação diária: o tempo total da atividade é distribuído equitativamente pelos dias úteis do plano de trabalho, exigindo que a atividade seja executada diariamente no tempo alocado, calculado automaticamente pelo sistema. Esta opção não permite a descrição da entrega nem considerações de conclusão. 

    Recomenda-se o uso da opção “Por atividade”, uma vez que o teletrabalho é avaliado com base nas entregas realizadas, e esta é a única modalidade que permite descrição, monitoramento e avaliação das entregas.

  • Permite trabalho remoto: O campo “Permite trabalho remoto” não está relacionado à modalidade de execução da atividade, mas indica se a atividade pode ser disponibilizada para um usuário homologado em regime de teletrabalho, seja parcial ou integral. Recomenda-se a seleção da opção “SIM” para esse campo, assegurando assim que a atividade seja acessível em qualquer modalidade autorizada para o servidor.

  • Tempo de execução atuando presencialmente: Tempo previsto para a conclusão da atividade em execução presencial, expresso em horas decimais, com no máximo uma casa decimal. Exemplo: 8,5 horas.

  • Tempo de execução atuando remotamente: Tempo previsto para a conclusão da atividade em execução remota, expresso em horas decimais, com no máximo uma casa decimal. Exemplo: 8,0 horas.
    • Para atividades que se caracterizam como registro de ausência justificada (férias, licenças, compensação de carga horária, entre outros), registro de feriados, registro de pontos facultativos ou são exclusivas para o uso da execução presencial, este campo deverá ser preenchido com o mesmo valor do campo "Tempo de execução atuando presencialmente".
    • Atividades que serão utilizadas na execução remota deverão obrigatoriamente apresentar no mínimo o ganho de 5% na produtividade.
      Exemplo: Se uma atividade leva 8,4 horas para ser concluída presencialmente, seu tempo estimado para execução remota seria no máximo 8,0 horas.

  • Ganho de produtividade: Percentual de ganho de produtividade esperado ao executar a atividade remotamente. Este campo é opcional, pois o cálculo é realizado automaticamente pelo sistema.

  • Entregas esperadas: Descrição detalhada das entregas esperadas após a execução da atividade. A descrição deve corresponder a publicação da unidade e conter até 2.000 caracteres, não permitindo quebras de linha.
    Exemplo: "1 - Gestão e liderança: supervisionar equipes, coordenar projetos e liderar iniciativas no setor, incluindo gestão de recursos humanos, seleção, treinamento e avaliação de desempenho; 2 - Planejamento estratégico: participar do planejamento estratégico, definindo objetivos, metas e estratégias para atingir resultados esperados pela administração pública; 3 - Administração de recursos: gerenciar recursos materiais e logísticos, assegurando sua utilização eficiente e conforme leis e regulamentos; 4 - Representação: representar o setor em reuniões, conferências e eventos, internos e externos, incluindo interação com outros setores, órgãos governamentais e entidades privadas; 5 - Tomada de decisão: decidir sobre operações e projetos, muitas vezes em consulta com outros gestores; 6 - Comunicação: facilitar a comunicação eficaz dentro do setor e com outras partes interessadas, incluindo elaboração e revisão de documentos oficiais; 7- Cumprimento de normas, boas práticas e procedimentos de rotina: assegurar a execução e conformidade de todas as atividades de acordo com leis, regulamentos, boas práticas, procedimentos de rotina e políticas governamentais; 8- Avaliação e melhoria contínua: monitorar desempenho e implementar melhorias para aumentar eficiência, eficácia e qualidade dos serviços ao público; 9- Registro diário no PGD: registro diário de todas as atividades executadas na rotina de trabalho no sistema de controle, monitoramento e avaliação do PGD.  Esses registros devem conter todos as evidências da rotina de trabalho, como códigos de chamados, processos, documentos, reuniões, entre outros; 10 - Execução de atividades, procedimentos de rotina e demandas extraordinárias de acordo com leis, regulamentos, boas práticas e políticas governamentais;"

  • Outras informações: Este campo é opcional e permite o registro de qualquer informação extra que seja relevante sobre a atividade. Exemplo: "Atividade exclusiva para membros da chefia e gestão.".

[Voltar ao Início]